Pesquisar

terça-feira, 17 de maio de 2011

Resumo das Aulas de Economia.

Apostila formulada pelos alunos de economia de 2005, é um RESUMO das aulas do primeiro semestre.

A Luta pelo Direito (PDF)





A Luta Pelo Direito (em alemão: "Der Kampf ums Recht") é a obra básica do jurista positivista alemão Rudolf von Ihering, onde este expõe suas então novas idéias sobre a Ciência do Direito e seu papel na sociedade.

Histórico

A obra é resultante direta de uma palestra que Ihering proferiu em 1872, na Sociedade Jurídica de Viena, onde defendia que a paz (social, individual e entre nações) é o fim último do homem, e somente pode ser obtida através da luta, uma Luta pelo Direito.

A obra

Ihering revela que só na luta os cidadãos encontrarão o direito, pois o Direito não é apenas uma teoria pura, mas uma força viva. Por isso a justiça sustenta numa das mãos a balança, em que pesa o Direito, e na outra a espada, que serve para o defender. Sem a balança a espada é a violência bruta e sem a espada a balança é a fraqueza do Direito.

Formato PDF

domingo, 15 de maio de 2011

O Mercador de Veneza (PDF)


Shakespeare é o maior dramaturgo da literatura universal. Suas obras teatrais - tragédias e comédias - há mais de quatrocentos anos encantam leitores e platéias de todos os povos. Não haverá exagero em afirmar que nenhum outro autor teatral exerceu influência equiparável na literatura moderna. Sua comédia romântica O Mercador de Veneza, escrita provavelmente em 1594, é uma de suas peças mais encenadas e filmadas. O Mercador de Veneza tem, entre seus personagens, Shylock, o usurário judeu que pretende usar a justiça para uma terrível vingança. A obra foi inspirada em duas fontes: Il Pecorone e Gesta Romanorum, conjuntos de contos antigos traduzidos para o inglês.

O Mercador de Veneza

  
Título original: (The Merchandt of Venice)
Lançamento: 2004 (EUA)
Direção: Michael Radford
Atores: Lynn Collins, Joseph FiennesJeremy IronsAl Pacino.
Duração: 138 min
Gênero: Drama

Sinopse
Na cidade de Veneza, no século XVI, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont. Antonio é rico, mas todo seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino), que vinha esperando uma oportunidade para se vingar de Antonio. O agiota impõe uma condição absurda: se o empréstimo não for pago em três meses, Antonio dará um pedaço de sua própria carne a Shylock. A notícia de que seus navios naufragaram deixa Antonio em uma situação complicada, com o caso sendo levado à corte para que se defina se a condição será mesmo executada.
                                                                                                                                       Download